quinta-feira, 25 de março de 2010

CARTA ESCRITA EM 2070 DC


Ano 2070. Acabo de completar 50 anos, mas a minha aparência é de alguém com 85. Tenho sérios problemas renais porque bebo muito pouca água. Creio que me resta pouco tempo.  Hoje sou uma das pessoas mais idosas nesta sociedade. 
Recordo quando tinha cinco anos. Tudo era muito diferente. Havia muitas árvores nos parques, as casas tinham bonitos jardins e eu podia desfrutar  de um banho de chuveiro.. .  Agora usamos toalhas de azeite mineral para limpar a pele. 
Antes, todas as mulheres mostravam as suas formosas cabeleiras. Agora, devemos rapar a cabeça para a manter limpa sem água.
Antes, o meu pai lavava o carro com a água que saía de uma mangueira. Hoje, os meninos não acreditam que a água se utilizava dessa forma. Recordo que havia muitos anúncios que diziam CUIDA  DA ÁGUA, só que ninguém lhes ligava - pensávamos que a água jamais podia acabar. Agora, todos os rios, barragens, lagoas e mantos aqüíferos estão Irreversivelmente contaminados ou esgotados. Antes, a quantidade de água indicada como ideal para beber eram oito copos por dia por pessoa adulta. Hoje só posso beber meio copo. A roupa é descartável, o que aumenta grandemente a quantidade de lixo e tivemos que voltar a usar os poços sépticos (fossas) como no século passado já que as redes de esgotos não se usam por falta de água. 
A aparência da população é horrorosa; corpos desfalecidos, enrugados pela desidratação, cheios de chagas na pele provocadas pelos raios ultravioletas que já não tem a capa de ozônio que os filtrava na atmosfera. Imensos desertos constituem a paisagem que nos rodeia por todos os lados. 
A industria está paralisadas e o desemprego é dramático. As fábricas dessalinizadoras são a principal fonte de emprego e pagam-nos em agua potável os salários.
Os assaltos por um bidão de água são comuns nas ruas desertas. A comida é 80% sintética.  Pela ressequidade da pele, uma jovem de 20 anos está como se tivesse 40. 
Os cientistas investigam, mas não parece haver solução possível.  Não se pode fabricar água, o oxigênio também está degradado por falta de  árvores e isso ajuda a diminuir o coeficiente intelectual das novas gerações. 
Alterou-se também a morfologia dos espermatozóides de muitos indivíduos e como conseqüência há muitos meninos com insuficiências, mutações e deformações. 
 O governo cobra-nos pelo ar que respiramos (137 m3 por dia por habitante adulto). As pessoas que não podem pagar são retiradas das "zonas ventiladas". Estas estão dotadas de gigantescos pulmões mecânicos que funcionam a energia  solar. Embora não sendo de boa qualidade, pode-se respirar. A idade média é  de 35 anos.
Em alguns países existem manchas de vegetação normalmente perto de um rio,  que é fortemente vigiado pelo exercito. A água tornou-se num tesouro muito cobiçado - mais do que o ouro ou os diamantes. Aqui não há arvores, porque quase nunca chove e quando se registra precipitação, é chuva ácida. As estações do ano tem sido severamente alteradas pelos testes atômicos. 
Advertiam-nos que devíamos cuidar do meio ambiente e ninguém fez caso. Quando a minha filha me pede que lhe fale de quando era jovem descrevo o bonito que eram os bosques, lhe falo da chuva, das flores, do agradável que era tomar banho e poder  pescar nos rios e barragens, beber toda a água que quisesse, o saudável que era a gente, ela pergunta-me: Papá! Porque se acabou a água? Então, sinto um nó na garganta; não deixo de me sentir culpado, porque pertenço à geração que foi destruindo o meio ambiente ou simplesmente não levamos em conta tantos avisos. Agora os nossos filhos pagam um preço alto e sinceramente creio que a vida na terra já não será possível dentro de muito pouco tempo porque a destruição do meio ambiente chegou a um ponto irreversível.
 Como gostaria voltar atrás e fazer com que toda a humanidade compreendesse isto, quando ainda podíamos fazer algo para salvar ao nosso planeta terra!

quarta-feira, 17 de março de 2010

The battle of Adolescence

Quem nunca ouviu o ditado " filho criado trabalho dobrado", esse ditado é muitas vezes usado por pais que tem filhos na adolescência, que é considerada uma fase em difícil de se lidar.
Na infância, a criança é muito dependendo dos pais, precisam dos pais para praticamente tudo, a medida que essa criança vai crescendo e se aproximando da adolescência ela vai adquirindo independência, porém essa independência não significa que os pais estão livres de qualquer esforço, pelo contrário muitas vezes essa independência pode ser complicada de se lidar.
Os pais muitas vezes vêem a adolescência como uma fase muito ruim, em que o adolescentes vai ficar rebelde, irritadiço, chato, pensam somente nos problema que os adolescentes lhes causam e  colocam toda culpa neles, sem pensar que os filhos também sofrem nessa fase e para que aconteça um bom relacionamento entre os pais e o adolescente deve haver um mútuo entendimento.
Os adolescentes nessa fase estão sofrendo pelas mudanças, físicas, psicológicas que estão ocorrendo, sentimentos que antes não haviam agora parece que estão tão a flor da pele, olham para o corpo e não enxergam mais aquele corpo de criança, a voz antes fina agora começa a engrossar, tudo começa a mudar nessa fase em que o adolescentes deixa de ser criança e se prepara para ser um homem, começa a ter mais responsabilidades, essas mudanças são complicadas tanto para os pais quanto para os filhos, mas elas são importante para o amadurecimento do adolescente.
O papel dos pais é na categoria de pessoa mais experiente e madura, estabelecer um diálogo construtivo, uma relação de troca de experiências e não uma conversa em tom de julgamento em que o pai se põe no monopólio de conhecimento sendo totalmente implacável em todas as suas convicções, isso só fará com que o adolescente coloque uma barreira entre ele e os pais e se sentirá incompreendido.
Os filhos também devem entender que a posição dos pais, em que eles vão ter que lidar conosco, terão que aguentar a nossa irritação, nosso mal-humor muitas vezes, os pais já passaram por essa fase, porém agora passam a encarar a situação por uma perspectiva diferente.
Então quando você pai conversar com seu filho adolescentes, tente ouvir tudo como se ainda tivesse a mesma idade que ele, não o leve a sentir o medo da tua presença, ele deve sentir que você o entende, ao invés de questiona-lo deixe que ele mesmo se questione sobre tudo,quando corrigi-lo tente fazer com que ele mesmo perceba o seu erro para que ele não se repita,e você filho tente entender seu pai também, que para ele também não é fácil conviver ou melhor criar adolescentes, ter que aconselhar nos momentes de erro, consolar na hora em que o coração está machucado, aguentar as mudanças constantes de humor, aguentar tudo isso complicado para ambas as partes, entretanto isso é uma fase e passa e tudo que acontecer nela desde que seja feito da maneira certa, terá como resultado jovens maduros e prontos pra vida e pais realizados com seus filhos.

sexta-feira, 12 de março de 2010

...não importa qual seja o poder de Deus, o primeiro aspecto de Deus jamais é o do Senhor absoluto, Todo-Poderoso. É o do Deus que se coloca no nosso nível humano e se limita.
                                                                                        
  (Jacques Ellul, Anarchy and Christianity)

domingo, 7 de março de 2010

A Simples Felicidade

 Quando o mundo não tem mais cor e a vida parece que perdeu o sentido, você olha pro céu e vê que está muito longe, e pensa que a felicidade é uma utopia, o vazio é tudo que  tem dentro de você. Nas horas escuras você sente que o sofrimento e a dor da alma vão te devorar e não tens mais vontade de viver, só que você já pensou no porque de você ainda estar vivo com todo esse sofrimento?
A gente nunca pensa, que a cada dia que acordamos é uma nova chance de fazer desse novo dia que nasce pra nós não somente mais um dia como os outros, e sim o melhor de todos e isso só depende de você.
Porém e a felicidade onde está? Como eu posso encontrá-la? A felicidade está mais perto do que você imagina, está nos fatos cotidianos, no sorriso da criança, no amor pela vida, em tudo que parece tão pequeno e que muitas vezes nem damos valor, e que é um grande motivo pra ficarmos felizes, é, pois, a felicidade é tão bela e tão simples.
Você só encontrará a felicidade quando entender que existem passos simples que, se seguidos, podem trazer a felicidade, mas normalmente os ignoramos por achá-los simples demais.

sexta-feira, 5 de março de 2010

The trial of such



Quantas vezes ouvimos a expressão " A pessoa está no fundo do poço"
Mas hoje eu estive pensando na seguinte ideia, quando estamos no fundo do poço não é dos lados,nem de baixo que pode vir o nosso socorro e sim de Cima.
O fundo do poço deve ter uma mola em que batemos e voltamos. Não deixe que a sua vida seja um fundo de poço, ele deve ser apenas uma passagem, em que você pode aprender muitas coisas.

terça-feira, 2 de março de 2010

o mundo está caindo aos pedaços






Quantas vezes nós chegamos a perguntar porque o mundo está desse jeito, tantas catástrofes naturais, sujeira, o egoísmo cada dia maior, ou podemos nos fazer uma outra pergunta, Porque Deus deixa tudo isso acontecer?
Quando fazemos essa pergunta nunca pensamos que somos nós, seres humanos que causamos todos os desequilíbrios nesse mundo, muitas vezes Deus permite que desastres aconteçam para que o ser humano se conscientize do mal que ele está fazendo ao mundo, assim como disse C.S Lewis “o sofrimento é o megafone de Deus pra um mundo ensurdecido”.
A cada dia coisa terríveis acontecem no nosso mundo e o ser humano se torna prisioneiro das suas próprias atitudes, destruímos a nossa própria “Casa” e depois ficamos nos perguntando a razão de o mundo estar desse jeito, procuramos por a culpa em tudo e nem percebemos que a culpa é nossa.
Hoje o mundo pede socorro e o homem a cada dia se torna mais ambicioso, mais egoísta, só pensa no lucro do presente e nem se importa com aquilo que o seu lucro trará de ruim futuramente e enquanto ele não perceber que o culpado somos nós, a raça humana, aquela que é considerada racional, quem está destruindo o planeta o mundo vai a cada dia declinando mais e se tornando mais inviável para nossa própria sobrevivência.